E você usa as dyes pra fazer os símbolos e com isso aumentar ou diminuir os atributos físicos ou mágicos do seu personagem.

Dyes Simbols

Na verdade, dye significa tinta, coloração, tintura. E você usa as dyes pra fazer os símbolos. Você pode ter 3 símbolos (que usam 10 dyes cada um deles) em cada personagem. Basta comprar 10 dyes iguais, e ir até o Symbol Maker (Magic Shop).
Vale ressaltar que você não pode estrapolar o limite de +5 de bônus em um mesmo atributo.
Quando você pega uma subclasse, você pode pegar novos símbolos pra casa subclasse.

Outra coisa importante: tem as dyes de potes pequenos (mais fraquinhas) e de potes grandes (mais fortes). As pequenas você pode usar assim que pega a primeira classe; as grandes, só depois de pegar a segunda classe.
Para otimizar, aconselho pegar 2 símbolos do atributo que mais lhe interessa (um +2 e um +3) e outro do segundo atributo que mais lhe interessa com o máximo num símbolo (+4).

Há 2 grupos de símbolos: físicas e mágicas.

  • Físicas: STR / CON / DEX
  • Mágicas: INT / WIT / MEN

Sempre que você pega o símbolo de um atributo, a penalidade é em um dos outros 2. Como isso funciona?
Por exemplo, em um Spellsinger se você utilizar +4 WIT/-4 MEN e +4 INT/-4 MEN, gerará uma penalidade de -8 em MEN, diminuindo magic defense, MP máximo, recuperação de MP, resistência a poison e curse e aumentando a chance de Cast Cancel. No entanto, você aumenta seu casting speed, chance de critico mágico, entre outros;

A compatibilidade de classes e símbolos vai a seguir:

Con/Dex
Con/Str
Dex/Str
Int/Men
Int/Wit
Men/Wit
Abyss Walker
Sim
Sim
Sim
Não
Sim
Não
Bishop
Sim
Sim
Sim
Não
Não
Sim
Bladedancer
Sim
Sim
Sim
Não
Sim
Não
Bounty Hunter
Sim
Sim
Sim
Não
Sim
Não
Dark Avenger
Sim
Sim
Sim
Não
Sim
Não
Destroyer
Sim
Sim
Sim
Não
Sim
Não
Elemental Summoner
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Elven Elder
Sim
Sim
Sim
Não
Não
Sim
Gladiator
Sim
Sim
Sim
Não
Não
Não
Hawkeye
Sim
Sim
Sim
Não
Não
Não
Necromancer
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Overlord
Sim
Sim
Sim
Não
Não
Sim
Paladin
Sim
Sim
Sim
Não
Não
Não
Phantom Ranger
Sim
Sim
Sim
Não
Sim
Não
Phantom Summoner
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Plains Walker
Sim
Sim
Sim
Não
Sim
Não
Prophet
Sim
Sim
Sim
Não
Não
Sim
Shillien Elder
Sim
Sim
Sim
Não
Não
Sim
Shillien Knight
Sim
Sim
Sim
Não
Sim
Não
Silver Ranger
Sim
Sim
Sim
Não
Sim
Não
Sorcerer
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Spellhowler
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Spellsinger
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Swordsinger
Sim
Sim
Sim
Não
Sim
Não
Temple Knight
Sim
Sim
Sim
Não
Sim
Não
Treasure Hunter
Sim
Sim
Sim
Não
Não
Não
Tyrant
Sim
Sim
Sim
Não
Sim
Não
Warcryer
Sim
Sim
Sim
Não
Não
Sim
Warlock
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Sim
Warlord
Sim
Sim
Sim
Não
Não
Não
Warsmith
Sim
Sim
Sim
Não
Sim
Não

Aqui segue uma tabela de cada atributo e suas influências:

  • STR: dano físico.
  • DEX: attack speed, velocidade de skll física, accurary (precisão), evasion (evasão), probabilidade de critical hit, chance de sucesso de skills de adaga (como Deadly Blow), chance de sucesso de defesa com escudo e velocidade de movimento (andar e correr).
  • CON: HP e CP máximo, velocidade de recuperação de HP, limite de peso, barra de fôlego, resitência a shock (stun) e resistência a bleeding (sangramento).
  • INT: Dano de ataques mágicos e chance de sucesso de maldições e pragas (poison, sleep, anchor, hold etc).
  • WIT: Chance de critical hit mágico, cast speed, resistência a hold, resistência a maldições (como degeneração do HP, diminuição da taxa de recuperação de HP, aumento do re-uso de skills e efeito diminuido de magias de cura).MEN: magic defense, MP máximo, velocidade de recuperação de MP, resistência a poison e curse. Diminui a possibilidade de cancelar o cast da magia.


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